A história da Michelin: uma evolução do pneu

A Michelin é uma das empresas mais conhecidas no mundo. Ela está presente em diversos países e comercializa os mais diversos tipos de pneus. É uma empresa que ajudou a construir e elaborar a história dos pneus e por isso tem reconhecimento, renome e qualidade até os dias atuais.

A Michelin possui uma história longa e impressionante, que levou à criação de uma das maiores e mais famosas industrias do mundo. Essa trajetória teve inicio no século retrasado com os irmãos Michelin, na França, se mantendo ela até a atualidade como uma das maiores fabricantes de pneus no mundo.

Uma história intimamente ligada com a borracha

Para que possamos entender a importância da Michelin no mercado de pneus na contemporaneidade, é importante que entendamos, primeiramente, a história da borracha que teve seu inicio de forma despretensiosa. Em 1834 um alfaiate americano presenteia o então presidente do país, Andrew Jackson, com um terno impermeável, a goma utilizada nessa impermeabilização é chamada de borracha. Porém, problemas foram identificados quanto às propriedades desse material, pois submetido ao calor extremo ele derretia e quando exposto ao frio ficava duro e quebradiço.

Com isso em mente, o filho do alfaiate criou um processo que mantém as propriedades da borracha indiferente da temperatura, cozinhando a borracha com enxofre. E, mesmo sem saber, Chales Goodyear cria a vulcanização, técnica que perdura até hoje no processo de fabricação pneumática. Ela dá a rigidez necessária e permite que se dê a forma desejada à goma, isso forja todas as condições para a criação do pneu.

Porém é somente em 1845, na França, que os irmãos Michelin patenteiam essa goma vulcanizada como pneus para automóveis. A partir daí os pneumáticos ganham cada vez mais espaço no mercado e com o tempo começa a sua fabricação em massa com fins de locomoção veicular.

Pneus, o negócio da Michelin

A multinacional francesa, com sede em Clermont-Ferrand, foi fundada em 1889, pelas mãos dos irmãos Édouard e André Michelin sendo uma das principais fabricantes de pneus no mundo. Com mais de 100 anos de tradição e sucesso, a Michelin produziu, em 1891, primeiro pneu de bicicleta desmontável. Charles Terront ganhou a corrida Paris-Brest-Paris na época, sendo único que utilizava os pneus.

Desta forma logo a invenção ganhou sucesso e público. Além disso, o primeiro carro foi equipado com pneu Michelin. Isso correu em 1894, na época ainda eram as carruagens e dessa forma ficaram mais silenciosas e confortáveis.

Loja de pneus Michelin em Curitiba

A Ingo pneus atende o mercado de Curitiba a mais de 20 anos. Somos a revendedora autorizada em Curitiba da Michelin. Vendemos Pneus para motos e caminhonetes também. Para mais informações, ligue: (41) 3015-9080 / (41) 3029-4017 ou acesse nosso site: www.ingopneus.com.br