Atualmente observamos que o mercado automobilístico tem autonomia o suficiente para lidar com as novas tecnologias e adaptações provenientes das necessidades humanas, sejam elas sustentáveis – como analisamos em matérias anteriores- ou sociais, vinculadas a portadores de necessidades especiais, por exemplo. Citaremos na matéria de hoje a importância dos carros adaptados para deficientes físicos e como são cada vez mais comuns na indústria de grandes marcas.
Inicialmente vale lembrar que deficientes estão isentos de alguns impostos. Fique por dentro:
- Deficiente condutor: Isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal (deficiência física).
- Deficiente não condutor: Isento de IPI e rodízio municipal (deficiência física, visual, autismo e deficiência mental).
Para isso, no caso de deficientes condutores, o indivíduo precisa ter Carteira Nacional de Habilitação realizada por escolas especializadas juntamente com o DETRAN , laudo médico para condutor (onde estará escrito as adaptações necessárias) e para isenção dos impostos é necessário preencher as condições referentes a cada caso de deficiência. Alguns regulamentos são diferentes para condutores e não-condutores. Confira o site da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (ABRIDEF).
Mercado adaptado
Entre os mais vendidos que possuem programa de adaptação estão as marcas:
- Honda City e Honda Fit
- Volkswagem com modelos adaptados de fabrica
- Pegeout
- Toyota
- Citroen
- Nissan
Respeite vagas preferenciais!
Em Curitiba alguns transportes coletivos possuem essa adaptação. Em defesa a qualidade e autonomia do cliente a Ingo Pneus em Curitiba está sempre presente no setor de pneus e serviços realizados com dedicação e qualidade. Na Ingo você encontra as melhores marcas como Pneus Michelin e BF Goodrich. Venha conferir!