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Visual esportivo: entendendo um pneu de alta performance

Considerado um item de segurança do veículo, é preciso ter cuidado na hora de escolher o pneu ideal. Ser negligente com esta escolha pode trazer riscos.

Por conta das novas exigências e desejo dos consumidores, os pneus de alta performance estão expandindo seu mercado. Antes eram usados quase que exclusivamente nas pistas de corrida. Agora, estão se tornando sensação em carros populares.

Os pneus de alta performance, também identificados por HP (High Performance), normalmente são escolhidos por quem deseja dar um ar mais esportivo ao seu veículo. Claro, ao mesmo tempo em que querem poder chegar a uma velocidade mais alta com maior segurança.

Mas como isso é possível? Veja o que há de diferente na composição de um pneu HP.

Diferenças entre pneus de alta performance e tradicionais

Pneus tradicionais costumam ser utilizados em carros de uso popular que não têm um desempenho tão elevado, sem chegar a velocidades tão altas. Para estes casos, a prioridade é a vida útil do pneu, que é mais longa.

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Os pneus de alta performance são normalmente colocados em carros esportivos, que alcançam altas velocidades. Sua fabricação visa priorizar o desempenho em alta velocidade, que envolve maior segurança e resistência na pista. Porém, devido ao desgaste mais acelerado, a vida útil é menor.

Maior qualidade na dirigibilidade, aderência, frenagem, seja em pista seca ou molhada, são os principais fatores que diferenciam pneus de alta performance dos tradicionais.

Para suprirem estes objetivos, os pneus de alta performance são mais largos, têm a parede lateral mais baixa e geralmente possuem desenhos diferenciados nas fissuras.

Outras diferenças estão na estruturação que recebem. Os pneus de alta performance são reforçados com materiais na cinta do pneu, que permitem maior equilíbrio quando for exigido em condições extremas.

Seguir as recomendações do fabricante e da loja que irá fazer as adaptações é fundamental. Por exemplo, o diâmetro externo do pneu não pode ser alterado. Mudando o diâmetro, o velocímetro poderá passar informações enganosas sobre a real velocidade que se está alcançando.

Pneus de alta performance e ultra alta performance

Existe ainda, as diferenças entre pneus de alta performance (HP) e os de ultra alta performance (UHP), uma categoria superior. O que muda é que os pneus UHP são feitos para ter ainda maior aderência em pista seca, maior durabilidade, tração e flexibilidade.

Os UHP possuem menos sulcos e borracha mais macia para gerar maior aderência. Entretanto, ter menos sulcos acarreta em menor drenagem de água, por isso, no quesito pista molhada, os pneus de alta performance saem na frente.

No quesito de suporte de velocidade máxima, os HP e UHP também se subdividem. A identificação é feita por letras:

HP Letra H – suportam até 210km/h
HP Letra V – suportam até 240km/h
UHP Letra W – suportam até 270km/h
UHP Letra Y – suportam até 300km/h

Como é um pneu de alta performance por dentro?

A parte mais interna do pneu de alta performance é bastante simples: uma armação de metal dupla, parecendo dois arames circulares. A função disso é a de fixar o pneu firmemente à roda do veículo, sem espaço para desencaixes. Com o objetivo de proteger e aumentar a resistência, os “arames” são envolvidos por uma camada de borracha muito dura e resistente, o que também melhora a aderência da armação ao metal e forma a parte lateral do pneu.

Em seguida, há uma espécie de cinta feita de ferro e que une os dois “arames” citados acima, dando o formato inicial do pneu — estrutura é feita de modo que os sulcos do ferro sejam horizontais. O objetivo é aumentar a estabilidade do componente, através de uma maior resistência, e servir de base para a próxima camada.

A penúltima parte é feita de várias camadas de ferro, com sulcos feitos na vertical, que é usada para reforçar mais ainda toda a estrutura do pneu e também para fazer com que ele fique mais resistente a diferentes tipos de impacto — como pedras ou desníveis no meio do caminho.

Por último e fechando todo o pneu, há a visível camada de borracha — e quanto maior for a sua área de contato com o solo, mais estável o veículo vai ficar. Além disso, essa parte conta com sulcos profundos e de diferentes tipos, que têm o objetivo de escoar qualquer líquido que possa prejudicar a aderência da borracha com o asfalto.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o assunto, tome todos os cuidados necessários quando optar por trocar os pneus e as rodas do seu veículo. Não basta pensar só no visual, mas também nas condições de segurança.

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O pneu certo para o seu carro fazer bonito na estrada

Os pneus são componentes de extrema importância para a segurança do veículo e, por isso, devem estar, além de calibrados, sempre em perfeitas condições de uso. Para tal, seu desgaste deve ser constantemente observado, e seu tempo de troca, respeitado.

Mas, como escolher o modelo certo?

Escolher pneu nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas questões surgem nesse momento. Afinal, apesar de não parecer, muitos detalhes devem ser avaliados para que não ocorram arrependimentos posteriores.

A primeira coisa a ser feita é saber todas as especificações que esses itens do carro devem ter. Para isso, basta consultar o manual do veículo ou mesmo observar a lateral de cada pneu — local no qual existe um código de letras e números que explica, detalhadamente, o seu propósito e seus limites.

 

Quando os pneus devem ser trocados?

Os pneus devem ser trocados toda vez que for percebido um desgaste além do normal. Alguns hábitos podem antecipar o momento da troca, como o tipo de pneu utilizado, a estrada na qual o motorista trafega e a forma como ele conduz o carro (arranques, freadas, curvas, etc.), que os desgastam mais rapidamente, entre outros aspectos que podem fazer a diferença.

O principal critério para sabermos o desgaste desses itens é por meio do TWI (Tread Wear Indicator) — em português “indicador de desgaste da banda de rodagem”. Trata-se de um ressalto de borracha que fica nos sulcos dos pneus e conta com 1,6 milímetro de altura. A marca aparece de forma escrita — TWI — ou pelo desenho de um triângulo. No caso do pneu Michelin é representado pela imagem do BIB.

Ao chegar ao seu limite, o desgaste máximo é indicado, que é quando o pneu é chamado de “careca” — o que coloca em risco a segurança do veículo, aumentando a chance de derrapagem e aquaplanagem.

Como escolher pneu certo?

Na verdade, existem pneus para diferentes tipos de carros, como aqueles com motor potente, com motor mais fraco, para caminhonetes, para SUVs, etc. O consumidor tem que saber o segmento no qual o seu veículo se enquadra e, assim, buscar a linha de pneus que precisa.

de nada adianta o motorista se preocupar em fazer a calibragem periodicamente e manter os pneus conservados se, na hora da troca, não levar em consideração as especificações que esses componentes devem ter para o seu tipo de carro.

Confira, a seguir, boas dicas para a hora de trocar os pneus do seu carro:

1. Escolha a banda de rodagem adequada

A banda de rodagem é o que garante tração, dirigibilidade, boa frenagem, capacidade de dispersão de água e quilometragem ideal para cada tipo de automóvel. Por isso, precisa ser muito bem escolhida.

Cada pneu conta com um modelo de banda de rodagem, que define em que espécie de estrada o carro deve rodar. Existem pneus com sulcos mais apropriados para os dias de chuva, outros para estradas off-road e ainda aqueles mais comuns para asfaltos secos.

As bandas de rodagem, não diferem umas das outras apenas em relação ao desenho dos sulcos, mas também na largura do pneu. Quando mais largo ele for, mais estável se mostrará, mas, em compensação, copiará mais as inclinações e irregularidades da pista. O motorista deve saber o que é mais importante para seu tipo de condução.

2. Busque pneus com uma boa durabilidade

A forma com a qual o motorista usa seu carro, geralmente determina sua durabilidade. As condições das estradas e ruas nas quais o veículo trafega, bem como as devidas manutenções com o automóvel e os pneus, representam também fatores importantes e que podem diminuir ou aumentar a vida útil desses itens.

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3. Procure saber qual o melhor pneu para rodar também em dias de chuva

As novas tecnologias na fabricação de pneus permitem uma proteção maior para os dias de chuva. O desenho em pneus para chuva ou estradas molhadas, que pode ser observado na banda de rodagem, não está ali por acaso.

Trata-se de uma tecnologia que facilita a circulação dos veículos em locais em que ocorrem chuvas com frequência. São sulcos que dispersam a água e, dessa forma, evitam que se forme uma camada entre o pneu e o asfalto — impedindo que derrapagens ocorram.

Por isso, ao comprar os pneus, escolha aqueles que possibilitem uma condução mais segura, principalmente em dias chuvosos. Dessa forma, evita-se as derrapagens e a tão temida aquaplanagem. *Pela nova norma do Inmetro.

4. Obtenha um controle maior na direção

A escolha da banda de rodagem do pneu garante também o maior controle do automóvel. Pneus com uma largura maior, tem melhor aderência e índice de performance maior conferindo um controle mais eficaz do carro.

5. Conquiste conforto e maciez ao trafegar

Customizar o carro com pneus com perfil menor, com o objetivo de ele ficar esportivo, pode até agradar alguns usuários quanto à estética, porém essa prática prejudica muito o conforto e a maciez do automóvel. Ao reduzir o perfil do pneu, ocorre também a diminuição da camada de ar que o amortece e, consequentemente, aumentam os impactos com o chão.

Aproveite essas dicas e escolha sempre a melhor opção para seu carro!

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