Mitos e verdades sobre os pneus de seu veículo

Você com certeza já ouviu falar muita coisa sobre os pneus por aí, seja através de pessoas ou até mesmo através de “informações” disponibilizadas na internet, mas será mesmo que todas essas informações estão corretas? Confira alguns mitos e verdades que você talvez não saiba sobre os pneus de seu carro.

Saiba agora os mitos e verdades sobre os pneus de seu veículo

  1.  É recomendado que todos os pneus de seu carro sejam da mesma marca (VERDADE)A fim de manter uma boa dirigibilidade e um alinhamento correto é recomendável que todos os cinco pneus de seu carro sejam da mesma marca, incluindo até mesmo o reserva; entretanto se tal não for possível, opte por pneus que possuam o mesmo eixo, assim você não corre o risco de que seu carro fique “torto”.
  2. Pneus de uso misto duram menos (VERDADE)Os pneus de uso misto como o próprio nome já sugere foram feitos para lhe darem um determinado desempenho tanto na estrada como fora dele (na lama por exemplo), entretanto por tal fato ele não lhe rendera a melhor qualidade nem em um, nem em outro, como não possuem um ambiente especifico para rodar na sua melhor versão isso fará com que o modelo A/T possua menos durabilidade do que os pneus exclusivos para estrada e offroad.
  3. Pneus maiores rendem melhor desempenho (MITO)Na verdade, rodas e pneus maiores mais prejudicam do que auxiliam seu veículo, optar por pneus grandes fará com que seu carro fique mais pesado e consequentemente gaste mais combustível, além é claro, da dificuldade na hora de realizar trocas e manutenções nos mesmos. O ideal é sempre optar pelo tamanho indicado no manual de seu veículo ou consultar uma montadora para saber o melhor tipo de pneu para você.
  4. Pneu não tem prazo de validade (MITO)Os pneus possuem garantia de fabrica de 5 anos, esse prazo começa a contar a partir do momento em que ele foi fabricado e não necessariamente quando passou a ser utilizado; oficialmente não existe uma validade pré-determinada para os pneus, é claro que tudo depende da frequência de seu uso, entretanto  é bom se utilizar do bom-senso e ter a noção de que com o tempo os pneus passam a perder suas características iniciais e assim consequentemente perder sua qualidade, o recomendável é que se use os pneus durante os cinco anos de garantia que a própria fabrica lhe garante.
  5. A maneira de dirigir influencia na vida útil dos pneus (VERDADE)A maneira como o motorista dirige tem total influencia na qualidade e vida útil dos pneus de seu veículo, freadas bruscas, aceleração e curvas muito intensas fazem com que os pneus façam um esforço muito maior do que o realmente necessário; deste modo esse motorista obterá uma vida útil dos pneus muito menor do que aquele que dirige de maneira mais leve e constante por exemplo.
  6. Os “pelos” dos pneus não possuem função (VERDADE)Na verdade, estes “pelinhos” presentes em pneus novos, nada mais são do que o excesso de borracha que acabou se formando durante a etapa de vulcanização um dos processos de fabricação do pneu.
    Atualmente ainda é fácil encontrar pessoas que possuem a ideia de que os “pelos” são indicativos de um pneu em bom estado ou até mesmo que os mesmos ajudam na função antiderrapante, mas na verdade, eles não possuem função alguma. Pneus mais modernos inclusive já saem de fabrica sem esses pelinhos.
  7. Pneus verdes possuem uma frenagem pior (MITO)Antigamente nos primeiros pneus ecológicos fabricados esta afirmação era realmente valida, em piso seco havia a necessidade de um maior espaço de frenagem para que os pneus verdes freassem; atualmente devido aos processos de fabricação e utilização de novos compostos não há mais diferença entre o tempo de frenagem do pneu ecológico para o comum.
  8. É preciso trocar pneus com bolhas (VERDADE)A presença de bolhas nos pneus não deve ser ignorada e o ideal é que haja a troca dos mesmos assim que perceber a presença das bolhas, elas podem aumentar de tamanho e estourar a qualquer momento, causando uma perda de pressão no pneu e o tornando inutilizável.
  9. O estepe não precisa ser calibrado (MITO)Apesar de ser o pneu reserva ele não deve ser esquecido, é recomendável que passe por calibragem ao menos uma vez no mês.
  10. A frequência de calibragem afeta o consumo de combustível (VERDADE)Um pneu mal calibrado afeta diretamente no consumo de combustível do seu veículo, a falta de manutenção e calibragem dos mesmos pode elevar o consumo em até 20% a mais, tendo em vista que pneus murchos exigem mais trabalho do veiculo para rodarem.
  11. Todos os fabricantes recomendam a realização do rodizio de pneus (MITO)O rodizio dos pneus é feito com o objetivo de que os quatro pneus do carro cheguem ao fim de sua vida útil ao mesmo tempo, conseguindo assim ter um maior controle de seu próprio veículo. Em um carro com a tração dianteira por exemplo os pneus dianteiros possuem um desgaste maior aos traseiros, uma vez que os mesmos são responsáveis por: virar, tracionar e frear, enquanto os traseiros ficam com a função de girar e possuem apenas 25% do poder de frenagem. Ainda assim empresas como Renault e BMW não recomendam a pratica de rodizio dos pneus.
  12. A falta de calibragem prejudica a vida dos pneus (VERDADE)Quando o quesito é aumentar a vida útil dos pneus a calibragem é um processo importante; é necessário encontrar a calibragem ideal e buscar sempre manter elas, quando há o excesso de calibragem os pneus alcançam um desgaste maior no meio banda de rodagem uma vez em que as laterais perdem o contato com o solo com o excesso de pressão, além de deixar o veículo instável e perder segurança, se ocorre a pressão muito abaixo da recomendada por sua vez acontece o desgaste nas laterais da banda de rodagem, aumentando o consumo de combustível e mais propenso a furos e cortes.
  13. Posso usar qualquer calibragem nos pneus, o importante é calibrar (MITO)Cada carro possui uma pressão diferente e recomendada pela montadora oficial; para saber a calibragem correta de seus pneus você pode verificar o manual de seu veículo. É valido lembrar que a calibragem de seus pneus deve ser feita com os mesmos frios (rodagem de até 2km desde sua casa até o ponto de calibragem), caso o trajeto ultrapasse os 2km acrescente duas libras em proporção a calibragem recomendada inicialmente.
  14. É difícil descobrir se seu carro está desalinhado (MITO)As características de um carro desalinhado são perceptíveis e podem ser diagnosticadas pelo próprio dono a partir dos seguintes detalhes: volante torto, se o carro pende para a direita ou esquerda ao soltar o volante em um solo plano, perda de estabilidade, cantar pneu com facilidade e aumento do consumo de combustível.
  15. Rodizio de pneus economiza combustível (VERDADE)A partir do momento que você realiza a troca da posição dos pneus eles se desgastam uniformemente, permitindo assim que possuam uma maior vida útil e ainda poupem combustível de seu veículo. É recomendado que o rodizio de pneus seja realizado de forma planejada e a cada 10mil KM rodados; entretanto se você utiliza os pneus em terrenos muito irregulares e íngremes essa troca pode ser adiantada.

Ter conhecimento de tais fatos fará com que você utilize seus pneus com maior qualidade e consequentemente aumente sua vida útil.

Ótimo! Agora que você já desvendou e possui conhecimento sobre todos esses mitos e verdades a cerca dos pneus de seu veículo você já pode colocar seus conhecimentos em pratica, seja na melhora da vida útil de seus pneus seja na hora de escolher qual o conjunto ideal para você e seu carro. Para isso você pode visitar a Ingo Pneus em Curitiba, representante oficial da Michelin e BF Goodrich há mais de 25 anos na cidade.