Pneus velhos? Saiba como utiliza-los na decoração

Qual a importância ambiental de reciclar pneus

O tempo de decomposição de um pneu pode ultrapassar os 600 anos, em todo esse tempo ele irá causar inúmeros danos se em contato com o meio ambiente; pneus velhos que descartados de forma incorreta na natureza podem ser responsáveis pelo entupimento de rios e redes de esgoto, causando assim grandes enchentes; mesmo quando enviados para aterros sanitários os pneus ainda liberam uma grande quantia de poluição na atmosfera.

No Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de unidades de pneus por ano, já o número de descarte de pneus durante o mesmo ano alcança cerca de 160 milhões de unidades, tais números são responsáveis por uma porcentagem considerável se vermos os danos que podem causar ao meio ambiente e atmosfera.

Tendo em vista tais problemáticas o governo sancionou a Lei 12.305/2010 Art.33, afim de reduzir os danos causados e reaproveitar os resíduos uma vez em que os pneus são 100% recicláveis, grandes empresas por exemplo conseguem transformar um pneu velho em asfaltos ecológicos, tapetes para automóveis, solas para calçados e diversos outros materiais.

Vantagens de reutilizar pneus

Cerca de 100 pneus derretidos podem render em até 150 quilos de carvão mineral, 75 quilos de aço e 125 litros de óleo. O carvão e o óleo são transformados em combustível para industrias e o aço é reaproveitado por metalúrgicas, estão são aplicações mais técnicas para a reutilização/reciclagem dos pneus.

Também existe a opção de você utilizar os pneus como artigos de decoração para sua própria residência, podem ser feitos mosaicos, cestos, tapetes, materiais de limpeza, brinquedos… as opções são enormes e aqui entra sua criatividade e disponibilidade dentre tantas possibilidades.

A reciclagem irá lhe proporcionar uma utilização mais racional dos recursos naturais e estará contribuindo com a redução na poluição de rios, lagos, ar e solo.

Como reutilizar pneus

Pneus antigos podem ser reutilizados e ganhar diferentes funcionalidades dentro de sua casa, para tal você precisara apenas de sua imaginação e alguns trabalhos manuais, utilizar dos pneus é uma forma sustentável e original de decorar e criar objetos para sua residência; confira neste artigo dicas de como reutilizar os pneus velhos de seu veículo, seja na criação de moveis ou em simples objetos para a decoração de sua casa.

Decoração com pneus usados

Pufes:

Uma das principais formas de se reutilizar pneus antigos é transforma-los nos tradicionais pufes, para isso você precisara de: 2 pneus, cola de sapateiro, 2 círculos de MDF (cerca de 50cm de diâmetro), aproximadamente 30 metros de corda, espumas, tecidos, porcas, parafusos e arruelas.

O primeiro passo é lavar os pneus e deixá-los secar, após junte os dois pneus com o auxilio de uma furadeira e amarre-os, utilize do primeiro circulo de MDF na base dos pneus e passe a cola até que esteja bem firme, continue passando a cola com cuidado ao redor dos pneus e vá enrolando com a corda por toda sua extensão mas apenas ao lado de fora, por fim utilize da espuma e do tecido para fazer o acabamento de seu pufe, você pode utilizar técnicas de costura para a realização do mesmo.

Latões de lixo:

Você pode substituir os tradicionais latões de lixo metálicos pelos pneus, para isso você precisa apenas empilhar uma quantidade adequada de pneus (se é recomendado no mínimo 3) e já estará pronto, caso deseje poderá fixar os pneus ao solo com o uso de cola por exemplo.

Camas para seu pet:

Esta dica não possui muitos segredos, um simples pneu velho pode se tornar em uma cama para seu cachorro ou gato, o decore como desejar, pinte, cole acessórios, coloque almofadas confortáveis dentro do mesmo e estará pronto.

Mesa de centro de pneu:

Para criar uma mesinha de centro com pneus para sua residência a ideia e técnica utilizada é a mesma que do pufe ensinada logo acima, a diferença é de que ao invés de utilizar dois pneus você utilizara apenas um, você pode decorar enrolando com cordas ou até mesmo pintando da forma que preferir; para a tampa superior pode utilizar o próprio MDF ou apostar na madeira e até mesmo reutilizar um espelho velho que possua em casa. Caso seja de seu gosto pode fixar pés no fundo e dar aquele detalhe a mais pra sua criação.

Como fazer balanço com pneu:

Nada melhor para reutilizar pneus do que os utilizar como os clássicos balanços, se você tiver arvores nas áreas externas de sua residência mesmo que não possua crianças para brincar os balanços podem servir como item de decoração para seu quintal. Fazer um balanço de pneu é simples, primeiramente lave e seque seu pneu, após escolha um galho mais resistente de sua arvore e certifique-se de amarrar firmemente o pneu na mesma com uma corda também resistente.

Para este método de reutilização é importante ressaltar que você precisara manter um cuidado maior com a higienização dos pneus, uma vez em que o mesmo estará ao ar livre e poderá acabar acumulando agua da chuva, uma forma de evitar isso é fazer pequenos furos no mesmo para que a água não acumule; entretanto ainda assim vez ou outra certifique-se de que não há água parada e limpe seu balanço.

Como reutilizar pneus no jardim:

Seus pneus podem servir como vasos e canteiros, aqui não é necessário nenhum processo especifico de construção ou manutenção, os pneus são naturalmente propícios para a plantação de ervas, temperos e até para a plantação de vegetais como a batata; para transformar seu pneu num vaso/canteiro basta preencher o mesmo com composto já pronto ou humus; fica ao seu gosto pinta-los e decora-los da forma como preferir, se possível faça um mix de diferentes cores e tamanhos de pneus dando aquele ar decorativo para sua horta.

Floreiras de parede:

Se você mora em um apartamento por exemplo e não possui um quintal os seus pneus ainda podem ter salvação! Corte os pneus ao meio e os pendure na parede de sua residência, assim você conseguira criar uma floreira de parede ou até mesmo o famoso jardim suspenso.

Onde descartar pneus

Caso mesmo com as dicas citadas acima você ainda não se sinta confortável de utilizar os pneus como decoração em sua residência é importante saber a forma correta de descarta-los, e isto você deve fazer apenas nos locais apropriados; uma das opções do descarte de pneu são as próprias concessionárias, comumente elas se responsabilizam por enviar os pneus velhos a uma empresa que faça o uso ideal do mesmo e seja responsável pela sua reciclagem.

Independente da decisão que tomar você pode contar com os serviços da INGO PNEUS, uma vez que cuidou adequadamente do descarte ou reaproveitamento de seus pneus velhos, está na hora de cuidar e adquirir novos conjuntos de pneus de qualidade para seu veículo, e isto você encontrará na Ingo pneus.