Em dias quentes é torturante entrar dentro do carro, ainda mais se esse estiver estacionado em um local exposto ao sol, levando ao seu superaquecimento. Isso causa um grande desconforto, mas felizmente existe o ar-condicionado que é a salvação para dias de extremo calor.
O ar-condicionado é uma peça fundamental do carro que se faz extremamente útil para a alteração climática do Brasil, servindo para regularizar a temperatura no interior do veículo, desembaçar vidros em dias de chuva e ser uma barreira contra a entrada de poeira e fumaça.
Ainda que esse seja um equipamento bastante característico nos carros e muito utilizado pelas pessoas, existem algumas dúvidas específicas sobre o seu funcionamento e os danos decorrentes do uso constante. Nesse artigo respondemos algumas dessas dúvidas e explicamos como funciona o sistema do ar-condicionado.
Ar-condicionado automotivo
O ar-condicionado automotivo é um sistema de refrigeração que serve para deixar o clima do ambiente dentro do carro estável, atingindo baixas temperaturas em dias quentes e altas em dias frios, de forma que os passageiros se sintam confortáveis durante a viagem.
Como funciona o ar -ondicionado do carro
O funcionamento do ar-condicionado parece ser muito simples quando vemos o ar na temperatura desejada saindo pela tubulação, mas acontece que esse processo na verdade é bastante complexo relacionado diretamente ao sistema interno do veículo.
Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado funciona apenas a base da bateria, de fato uma boa parte dele funciona sim por meio de circuitos elétricos da bateria, mas além de estar ligado a ela, sua outra fonte de energia vem do giro do motor através da polia.
Além disso, veja quais são as etapas do funcionamento do ar-condicionado:
- Compressor – quando o ar-condicionado é ligado, o ar quente do ambiente se comprime e passa pela tubulação até alcançar o compressor que fará a alteração do estado gasoso para o líquido;
- Condensador – a próxima etapa acontece no condensador que fará a condensação do líquido enviado pelo compressor resfriando a alta temperatura;
- Evaporador – o evaporador é a peça que faz a liberação do ar que sai frio e seco;
- Receptor – essa peça funciona como um reservatório para o gás refrigerante e remove toda a sua umidade;
- Válvula de expansão – nessa etapa é feita a expansão do refrigerante líquido, reduzindo sua pressão.
Depois de todo esse processo é feito o resfriamento dentro do habitáculo, diminuindo a alta temperatura térmica.
Para o ar quente o processo é outro, se tratando de um formato em que o líquido refrigerador circula inúmeras vezes em um pequeno radiador e depois volta ao seu processo normal dentro do local de esfriamento do motor. A água aquecida esquenta o radiador, o ar quente é aspirado e distribuído dentro do veículo.
Sistema de ar-condicionado automotivo
O sistema do ar-condicionado é o que irá definir o seu método de funcionamento, podendo haver variações e consequentemente vantagens e desvantagens entre um sistema e outro. Confira quais são esses:
Ar-condicionado analógico
esse modelo é bastante comum e pode ser facilmente encontrado nos veículos. O funcionamento dessa tecnologia acontece de forma manual, ou seja, através de botões presentes em seu painel. O modelo utiliza a cor vermelha para indicar o ar quente e azul para o ar frio, também há uma sequência de números para determinar a intensidade do ar e outros botões para escolher em qual local do carro será feita a saída de ar;
Ar-condicionado digital
diferentemente do analógico que possui diversos botões, esse modelo é totalmente digital, com tecnologia touchscreen e totalmente sensível ao toque, facilitando a regulagem da temperatura;
Ar-condicionado automático
o ar-condicionado automático se torna ainda mais eficaz uma vez que ele manterá a temperatura interna do carro de acordo com o desejo do proprietário do mesmo, ou seja, o motorista opta por deixa a temperatura em 20⁰C, essa será definida toda vez que uma pessoa entrar no carro, deixando o espaço sempre confortável, evitando transtornos.
Dúvidas sobre ar-condicionado
O ar-condicionado hoje já é considerado uma necessidade dentro dos veículos, se fazendo totalmente presente na vida das pessoas tanto para deixar o ambiente mais gélido, quanto para esquentá-lo em dias frios. E para fazer com que o uso desse aparelho seja ainda mais proveitoso, é ideal que todas as dúvidas dos seus usuários sejam esclarecidas, por isso responderemos as mais frequentes.
Ar-condicionado aumenta o consumo de combustível
Como visto anteriormente, o funcionamento do ar-condicionado se dá através de um sistema que usa como fonte a energia elétrica e mecânica. Esse funcionamento afeta sim no consumo de combustível, aumentando o mesmo.
Especialistas dizem que o ar-condicionado é capaz de utilizar até 10% do nível de gasolina quando ligado por um longo período de tempo. Esse é um ponto que pode ser notado pelos próprios passageiros quando o automóvel ao tentar subir um morro ou prosseguir em uma estrada que não possui superfície reta e lisa, caso o AC esteja ligado, é provável que o veículo perca uma parte da sua potência, tornando o caminho mais dificultoso.
Ar-condicionado do carro fedendo
Um questionamento muito comum entre os donos de automóveis é se o odor vindo de dentro do ar-condicionado é normal, e a resposta é não. Sentir um odor vindo dessa região é na verdade preocupante e deve ser avaliado no mesmo momento pois pode indicar a proliferação de bactérias e fungos, dentro dos evaporadores e dutos do ar-condicionado que são locais mais propícios a ver calor e umidade.
Além de ser bastante anti-higiénico, esse odor pode significar algo que posteriormente pode causar danos à saúde dos passageiros, por isso é importante ficar atento e recorrer à ajuda especializada assim que se for notado.
Como tirar odor do ar-condicionado
Uma recomendação para eliminar o odor do ar-condicionado é ligar o ar quente por um tempo deixando a água que estava parada dentro do mesmo fará a sua evaporação eliminando uma parte do cheiro desagradável. Também pode ser utilizado um spray nebulizador para espiar dentro dos tubos, fazendo a higienização dos mesmos com seu efeito bactericida.
Ainda assim, essas são soluções momentâneas, para ter algo mais eficaz e até evitar que esse problema aconteça é necessário fazer a limpeza constante do ar-condicionado em uma loja especializada.
Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado automotivo
A duração do gás do ar-condicionado irá depender se o carro tem manutenções periódicas, mas não é possível definir a quantidade de tempo que o gás irá durar até porque ele não acaba e não gasta, o que pode acontecer é o seu vazamento ou então necessitar de uma alteração do mesmo devido as novas tecnologias que exigirão uma alteração.
Muitas pessoas acreditam que o gás pode acabar e que se não utilizar o ar-condicionado podem até economizar o mesmo, mas isso não é verdade, sendo um grande mito que rodeia os donos dos veículos.
Vazamento de gás do ar-condicionado faz mal
Ainda que o gás faça parte de um processo complexo, quando o mesmo vaza ele pode afetar os passageiros do carro e o meio ambiente. Seus componentes possuem elementos como o coloco, flor, carbono e demais que quando vazados afetam diretamente a camada de ozônio, contribuindo para o aquecimento global.
Além do perigo para o meio ambiente, o vazamento do gás também é perigoso para saúde dos passageiros e quando exposto por um longo período de tempo podem vir a ter dor de cabeça, tontura, vômito, náusea, tosse e irritação nos olhos, ouvidos e garganta.
É muito comum que esse vazamento não seja notado desde o primeiro momento, por isso costuma ser identificado durante a revisão do veículo. Por isso, assim que perceba o mau funcionamento do ar-condicionado, recorra imediatamente a um especialista.
Ar-condicionado faz mal à saúde
O ar-condicionado não é esse vilão que as pessoas imaginam, mas quando a limpeza é feita de maneira inapropriada ou então não há uma série de cuidados com o mesmo, pode acontecer a concentração de ácaros, fungos, vírus, bactérias e outros transmissores de doenças que afetam os passageiros.
Além disso, o ar frio é muito seco e pode acabar ressecando o nariz e outras partes do corpo. Também é muito comum que em dias muito frios os passageiros liguem o ar-condicionado quente, deixando o interior do veículo superaquecido, mas quando saem para fora acabam tendo um choque térmico com o ar gélido e isso na maioria das vezes influencia no surgimento de doenças respiratórias.
Doenças causadas pelo ar-condicionado
Há algumas doenças que estão no ranking das mais recorrentes devido ao ar-condicionado, essas são:
- Amigdalite;
- Descamação da pele;
- Pneumonia;
- Asma e bronquite;
- Gripes e resfriados;
- Sinusite;
- Secagem dos olhos e lábios;
- Sangramento nasal.
Para evitar uma parte dessas doenças é recomendado ter mais atenção com a limpeza do ar-condicionado, realizando constantemente a sua manutenção em casa e quando necessário em um mecânico especializado. Também é ideal evitar deixar o ar em temperaturas extremas e totalmente opostas ao ambiente climático do lado de fora.