Ingo Pneus

Loja Barigui

Qual melhor engate para carros

Qual melhor engate para carros

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é a respeito de qual melhor engate para carros, haja vista que existem vários modelos disponíveis no mercado.

Em vista disso, é normal se sentir até um pouco inseguro a respeito de qual modelo é o mais adequado.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que precisa sobre esse assunto e como conservar o carro para aumentar a durabilidade.

melhor engate para carros

Como escolher o melhor modelo de reboque?

Em suma, o melhor modelo de reboque deve ser aquele que melhor atende às suas necessidades. Então, não existe uma resposta única.

A sua necessidade deve ser levada em consideração para que possa escolher aquele que melhor se encaixa às suas necessidades.

Deve-se pensar na espécie e no peso da carga que será transportada, por exemplo, que são dois aspectos de fundamental importância na hora da sua decisão.

A única questão que deve estar presente em todas as escolhas, independente se é uma carga leve ou pesada, é a necessidade de reboque ser capaz de sustentar até o destino de forma segura.

Mas, uma coisa que precisa saber é que os modelos podem deixar a carga mais ou menos acomodada, uma vez que eles variam em quantidade de eixos, tamanho e material.

Qual melhor engate para carros?

Para ajudar na sua escolha, é interessante que você entenda um pouco sobre a característica de cada modelo, já que eles servem para coisas distintas.

Até porque, se você quer trabalhar oferecendo serviço de reboque 24h, por exemplo, deve optar por um modelo um pouco mais específico.

Reboque aberto

Como o próprio nome sugere, trata-se de um tipo de modelo que possui a sua superfície destapada, mas tem as suas laterais cobertas.

Em vista disso, trata-se de um modelo mais adequado para transportar carga empilhada e solta, que pode se desprender do veículo. No entanto, é preciso amarrar com fitas e cordas resistentes.

Além disso, não é muito adequado que as amarras tenham uma espessura muito grossa, uma vez que é necessário fazer um nó no reboque.

Para poder cobrir a carga, ainda é possível adicionar uma lona, ligando-as pelas laterais do veículo.

Reboque com eixo único

Trata-se de um modelo um pouco mais adequado para fazer o transporte de cargas leves, uma vez que tem apenas um eixo, o qual é ligado às rodas.

Esse único eixo é o responsável por segurar todo o peso que irá colocar no reboque. No entanto, há o modelo com ou sem mola.

A grande diferença entre ambos é que as molas acabam ajudando no amortecimento frente à passagem do veículo em possíveis buracos e demais obstáculos na via.

Isso quer dizer que essa alternativa oferece a diminuição dos solavancos, algo que irá fornecer ainda mais estabilidade durante o transporte.

No caso do reboque sem molas, ainda que ele seja mais barato, acaba deixando a direção mais dura. Afinal de contas, o seu único ponto de sustentação e equilíbrio da carga fica nos pneus.

Além disso, o fato de não ter molas, quando passa por algum obstáculo, faz com que o eixo receba choques em todas as rodas.

Reboque com eixo duplo

Se o seu intuito é o de carregar cargas que sejam mais pesadas, então a melhor coisa que você pode fazer é optar pelo reboque com eixo duplo.

Dessa forma, todo o peso será mais bem distribuído e não irá sobrecarregar a força do veículo. Ademais, os dois eixos são capazes de influenciar na absorção dos impactos, dando ainda mais estabilidade.

Apenas tenha um pouco de atenção ao escolher o reboque com mais eixos, já que ele vai exigir mais esforço do seu carro para poder puxar o equipamento.

Categoria da carteira de habilitação para usar o reboque

Essa é uma norma da qual você deve ter cuidado. Para poder dirigir um veículo que tenha reboque, tenha em mente que a categoria B apenas permite que o peso da carga seja de até 3.500kg de PBT.

Caso exceda esse peso, o motorista precisa ter habilitação na categoria C. Agora, cargas que excedem 6.000kg de PBT, devem ser transportadas apenas por motoristas habilitados na categoria E.

Outra dica é que, enquanto estiver dirigindo, você precisa ter muito cuidado com a frenagem. Afinal de contas, um carro puxando um reboque se classifica por ser um veículo pesado.

Por consequência, com a adição da carga, isso irá afetar a sua aerodinâmica e estabilidade.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

A Ingo Pneus é uma empresa de referência no setor automotivo em Curitiba, temos diversas lojas na região, facilitando o acesso dos nossos clientes. Somente aqui é possível encontrar os melhores produtos e serviços para a manutenção e a estética veicular por um preço acessível!

Encontre seu Pneu

Redes Sociais

Copyright © 1991-2023  | Ingo Hoffmann | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital

Fale com a gente!

Loja Barigui

Loja Juvevê

Loja Parolin

Loja Major