Quando as pessoas vão comprar um carro raramente elas pensam em como a cor pode influenciar no futuro, mas é um ponto bastante relevante a ser analisado tanto pelos seus gostos pessoais, quanto para o momento que você precisar trocar de carro novamente.
Há diversos fatores que podem influenciar na escolha da cor de um automóvel, isso porque alguns tons mostram mais sujeira o que pode acabar sendo um problema, dentre outros pontos. Além disso, algumas cores de carros são menos propícias a serem vendidas do que outras, ou seja, quando for revender o seu automóvel pode ser que seja mais difícil caso a cor não seja tão favorável aos olhos das outras pessoas.
Entretanto, se você é uma pessoa que não costuma realizar tanto a troca de carros e deseja uma cor bem específica e fora do padrão, não tem problema algum até porque esse só é um problema cada pessoa faça trocas constantes, podendo implicar na venda. Também tem a possibilidade de repintar o veículo com outra tonalidade mais comum quando for realizar a venda, assim se torna mais fácil.
Como escolher a cor do carro
A cor do carro deve fazer parte de um conjunto de tudo aquilo que você deseja e necessita, ou seja, você precisa analisar não só os seus gostos e preferências de cores mas também o local onde seu carro ficará na maior parte do tempo, supondo que ele fique muito exposto ao tempo ou então em uma região com bastante poeira, pode ser que esteja mais propício a ter riscos e apresentar sujeira, sendo assim você deve optar por cores que não deixem essas imperfeições tão visíveis.
A cor do carro também influencia muito na visão das pessoas sobre ele ou até sobre você, por incrível que pareça a cor do carro reflete a personalidade da pessoa uma vez que alguns tons mais escuros são associados ao luxo, por exemplo.
Assim, antes de comprar seu carro avalie bem esses pontos e pese o que vai valer mais antes de só escolher qualquer carro que aparecer pela frente. Seu gosto também precisa estar em jogo por que caso escolha uma cor que não seja muito favorável aos seus olhos apenas por ser mais funcional, pode ser que você enjoe rápido e acabe querendo trocar de carro novamente.
Cores de carros
Evidentemente há uma grande variedade de cores de carros, atualmente tem até algumas linhas com cores específicas e bem diferentes que os tornam mais característicos da marca fazendo com que as pessoas se atraiam ainda mais pelo automóvel, por exemplo, o Mercedes-AMG S63 na cor prata espelhado.
Ainda assim, o preto, branco, vermelho e prata ainda são os queridinhos dos automóveis, isso porque são cores mais tradicionais e menos enjoativas. Isso não quer dizer que você não possa ter o carro de outra cor, além dos modelos com cores diferentes vindo de fábrica, também tem a possibilidade da pintura da lataria.
Mas para decidir qual é a melhor tonalidade para o seu automóvel veja os prós e contras de cada uma a seguir.
Carro preto
O carro preto é aquele clássico cheio de presença, até porque esse tom está muito associado ao luxo e a sofisticação, a cor valoriza bastante os automóveis mesmo que eles sejam de modelos mais antigos ou mais recentes. A grande vantagem dessa cor é que facilita a direção durante o dia, já que a cor se destaca bastante e evita batidas.
Por outro lado, a cor preta pode ser bastante perigosa durante a noite uma vez que o carro fica menos visível principalmente em regiões com baixa iluminação. A limpeza do carro preto também é um pouco difícil de se manter, isso porque a poeira fica muito mais visível assim como os riscos, batidas e arranhões. A tonalidade também está mais propícia a absorver o calor, levando ao superaquecimento interior.
Então caso sua escolha seja pelo carro preto é melhor ter bastante cuidado com a lataria e a estética do automóvel no geral, evitando que ele fique muito exposto ao tempo em momentos fora de uso. Também é ideal que busque por técnicas que evitem o superaquecimento.
Carro branco
De acordo com uma pesquisa o carro branco e o que está disparado nas vendas dos últimos anos no Brasil, as pessoas preferem essa cor por que é um tom puro e não desvalorizado assim como os demais. O carro branco possui fácil manutenção por ser uma cor que facilita os consertos, a tonalidade também não deixa a sujeira e poeira visível e a sua limpeza é muito fácil.
Por outro lado, as buscas pelo carro branco aumentaram o valor dele também em diversas concessionárias, essa busca tão grande e o fato dele ser um automóvel fácil de encontrar nas ruas, acaba o tornando bastante visado a furtos. A lataria branca também deixa muito visível arranhões e riscos.
Sabendo disso, a recomendação para você que prioriza veículos na cor branca é que faça o seguro do mesmo e também tome cuidado com a lataria do carro para não o deixar vulnerável a sofrer riscos e arranhões.
Carro vermelho
Os vermelhos não estão entre os preferidos dos brasileiros por conta da sua tonalidade mais chamativa, ainda assim para aqueles com bastante personalidade e que gostam de uma cor que chame atenção, essa é a melhor opção. Carros vermelhos costumam ser mais baratos justamente por conta da sua cor, ele ainda é bastante seguro pois é visível tanto a noite quanto durante o dia.
A desvantagem de ter veículo nessa cor é que a venda pode demorar um pouco, além disso, riscos e sujeiras ficam bastante visíveis em sua lataria. Caso opte por essa cor a recomendação é que não pretenda trocar de carro com tanta frequência, a venda pode levar algum tempo para ser efetuada. Também se previna contra riscos e o mantenha sempre limpo, porque a sujeira pode danificar o carro.
Carro prata
Os carros na cor prata por si só já são muito bonitos, o modelo geralmente possui acabamento cintilante o que faz com que sirva como um refletor o que a noite é muito útil para que o carro fique mais visível. Prata também é a cor que mais esconde a poeira e os riscos, deixando com pouca visibilidade.
Atualmente a maior parte dos carros fabricados dessa cor são picapes e outros veículos de grande porte, devido a isso, os benefícios da cor e os pigmentos os especiais utilizados, acaba que os carros prateados ficam mais caros do que os demais.
Para os que desejam ter um carro prata, a dica é que escolha bem o seu automóvel porque ele pode sim ser mais caro, então realizar a sua troca frequentemente pode ser um pouco cansativo e até pesado para o bolso.
Carros com cores diferentes
A busca pelos coloridos e com tons chamativos e diferentes era mais comum nos anos 50, 60 e 70 onde as pessoas exibiam seus automóveis com tons chamativos de azul, amarelo e verde. Essa ainda é uma tendência bastante interessante para aqueles que preferem as cores mais diferentes para fugir um pouco do padrão que já estamos acostumados aqui no Brasil.
Algumas empresas de automóveis estão cada vez mais implantando cores diferentes em algumas linhas de carro, acontece com muita frequência de aplicarem uma tonalidade diferente em uma linha específica que faz com que aquela cor seja referência para o modelo de automóvel, chamando atenção de muitas pessoas e geralmente possuindo também um valor mais alto do que os demais.
As vantagens de ter carros coloridos como roxo, verde limão, azul e outros tons é que essas cores passam um visual esportivo e bastante personalidade chamando atenção das pessoas, carros coloridos também costumam passar presença uma vez que muitos não estão acostumados a ver essas cores no dia a dia.
Por outro lado, a manutenção desses automóveis pode ser um pouco mais difícil e cara levando em consideração que são mais difíceis de serem encontrados e não se tratam de cores simples as quais geralmente já vão para reformas.
Qual a melhor cor de carro
Uma pesquisa para uma plataforma de vendas, foi levantado que 29% das pessoas preferem carros pratas. Levando esses dados em consideração e também todos os prós e contras levantados anteriormente, a conclusão é que a melhor cor de carro para se ter é prata, que além de ser muito bonito, também é bastante requisitado pelas pessoas e ainda não deixa sujeiras e demais danos minimalistas aparentes como os demais.
Isso não quer dizer necessariamente que as outras cores de veículos não sejam boas, apenas que o carro prata possui uma média de vantagens muito grandes comparadas às desvantagens.
Melhores cores de carros para revenda
Evidentemente que a cor do carro não vai ser o único fator que vai levar as pessoas a comprarem, mas isso pode sim ter uma certa influência em relação a preferências e até as vantagens e desvantagens de cada tom. Veja seguir qual é o ranking dos carros mais fáceis para serem vendidos segundo alguns dados:
- 1⁰ Branco;
- 2⁰ Prata;
- 3⁰ Preto;
- 4⁰ Vermelho;
- 5⁰ Azul;
- 6⁰ Demais cores.
Mudar cor do carro
Você já pensou em uma coisa bem diferente de carro que você acabou vendo algum dia desses na rua e acabou achando muito bonito e queria deixar o seu igual? Bom, mudar a cor do carro é o desejo de muitas pessoas, para quem sabe ter um carro rosa, azul ou de qualquer outra cor, mas para que este procedimento seja feito é preciso muito mais do que apenas escolher a cor nova do seu veículo.
Posso mudar a cor do meu carro
Pois bem, realizar essa mudança é possível, mas não pense que é tão simples como apenas escolher a cor e passar no carro, porque a tonalidade nova do veículo deve ser aprovada pelo Detran.
Acontece que quando pintura e demais alterações são feitos em uma área de até 50% da área externa do veículo, é uma atividade permitida e não precisa necessariamente notificar o Detran. Mas para casos de pintura em todo o carro, em que a mudança é feita em mais de 50% da externa do veículo, a modificação deve ser aprovada pelo Detran.
Para isso, primeiramente você deve separar os seus documentos e do seu veículo para apresentá-los ao Detran. Esses são:
- CPF e RG;
- Certidão de registro do veículo;
- Comprovante de residência;
- Certificado de registro de licenciamento do veículo (CRLV);
- Nota fiscal do veículo (caso ele seja 0Km).
Depois de separar os documentos vá até a agência do Detran onde o veículo foi registrado e solicite formulário de autorização para a modificação do seu carro. Então é só devolver a eles esse formulário preenchido e aguardar autorização para a alteração da cor do veículo. É importante saber que para isso todos os documentos ou multas devem estar em dia, caso contrário o procedimento será negado.
Como mudar a cor do carro
Depois que a autorização for dada é só levar o carro a uma oficina própria para isso e entregar a eles a autorização para que tudo seja feito conforme as leis.
A pintura do carro pode ser feita na cor que você desejar podemos ser as cores tradicionais como as citadas acima, ou então as cores fantasias que fogem mais do padrão como rosa, laranja, azul, verde, roxo, dourado e as diversas tonalidades disponíveis para esse serviço.
Como mudar a cor do carro no documento
Depois da pintura do carro já feita volta ao Detran levando com você as notas fiscais do serviço de pintura e você precisará preencher um novo certificado de registro do veículo que já virá com a nova cor do automóvel.
Quanto custa para mudar a cor do carro no documento
Para realizar esta alteração nos documentos do carro e incluir a nova cor neles, é exigida uma taxa que fica entre R$163,00 a R$235,00, isso pode variar de acordo se a taxa de licenciamento do ano já tenha sido paga ou não, então antes de realizar qualquer alteração no seu carro, fique atento às taxas já pendentes.